A geração de millenials, termo referente às pessoas nascidas entre 1980 e 1995, vem mudando vertiginosamente a forma das empresas lidarem com seus colaboradores.
O modelo de gestão empresarial presente no decorrer da segunda metade do século XX encontra-se obsoleto. Hoje, as empresas mais inovadoras não contam mais com cubículos, rigidez de horário ou centralização da cadeia de poder nos diretores. Os millenials, além disso, possuem objetivos que cruzam os limites de um bom salário: eles também querem impactar diretamente os outros ao seu redor.
Tendo isso em mente, é preciso adaptar a cultura da sua empresa aos novos tempos. Conforme cresce a influência da tecnologia na sociedade moderna, mais inevitável mostra-se a falência daquelas que não compreendem a nova geração.
Como se comporta o funcionário millenial?
Bons salários, estabilidade no emprego e previdência privada não são mais suficientes na busca pela retenção de talentos. A preocupação com o impacto e a qualidade de vida formam motores pelos quais o novo mercado de trabalho se motiva. O crescente engajamento acerca da saúde mental dos funcionários, por exemplo, humaniza significativamente o novo modo de interação no ambiente corporativo: torna-se contraprodutivo, portanto, para o gestor, tratar seus colaboradores como se fossem máquinas que entram as 8h e saem as 17h.
Ademais, outro fator a salientar é a preocupação do colaborador em saber se seu trabalho está impactando diretamente os resultados da empresa. O desejo de sentir-se importante não é novidade no estudo do comportamento humano ao longo dos séculos, mas agora ele também se estende ao ambiente corporativo. Portanto, faça questão de ressaltar, durante as entrevistas de emprego, sobre como a função em questão é crucial para o funcionamento da empresa.
Por fim, faz-se imprescindível ter em mente que autonomia é a palavra da vez no mercado de trabalho. O funcionário deseja explorar livremente alternativas para resolver os desafios da sua função, pois assim, seu trabalho torna-se mais engajado e alinhado com os interesses da empresa. Dessa forma, é indicado evitar a pressão constante aos funcionários.
O gestor do século XXI deve ter estes fatores em mente a fim de otimizar a produção da sua equipe, reter talentos e crescer.
Quais atitudes tomar para me adaptar aos novos tempos?
Trabalhe com equipes multidisciplinares, com cada uma focada em determinado produto/serviço da sua empresa.
Crie um sistema meritocrático com bonificações por metas atingidas.
Alinhe os interesses. Se o colaborador perceber que, à medida em que a empresa ganha, ele também ganha, terá maior incentivo para produzir. Recomenda-se, assim, pacotes de stock options, ou seja, opções de compra de ações da sua empresa à um determinado preço abaixo do valor atual. Esta prática, porém, exige cautela e auxílio jurídico personalizado.
Eventos especiais, como sextas feiras temáticas, também ajudam. Apesar de não terem impacto direto nos resultados, ajudam a manter os funcionários felizes e engajados no local de trabalho.
Esqueça os cubículos! Crie um ambiente que estimule a comunicação entre membros da equipe.
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