O Sebrae/ES Salienta a Importância das Inovações na Proteção do CPF durante a Abertura de Empresas
É com entusiasmo que anunciamos as recentes atualizações no site e aplicativo da Receita Federal, implementadas em abril, que visam elevar a segurança dos pequenos negócios. Com as novas funcionalidades, agora você pode bloquear seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) durante a abertura de empresas ou ao ser incluído em quadros societários. Além disso, é possível renunciar ao vínculo com Pessoas Jurídicas das quais não atua mais. As novas opções, intituladas “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ” e “Meus Clientes – Profissional Contábil”, foram pensadas para oferecer mais segurança e controle para os empreendedores.
Adriana Rocha, gerente de Relacionamento do Sebrae/ES, destaca que em um cenário empresarial cada vez mais digital, a proteção dos documentos pessoais é fundamental. "Os empreendedores devem contar com recursos que garantam a integridade e segurança de suas operações", afirma.
A ferramenta “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ” é um verdadeiro escudo contra fraudes e uso indevido de documentos em atividades empresariais não autorizadas. "Com essa funcionalidade, o CPF do cidadão fica protegido em todo o território nacional, cobrindo todos os órgãos registradores – como Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e OAB", explica Adriana. Essa proteção se estende a todos os tipos jurídicos, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI) e o Inova Simples. Caso o cidadão deseje, futuramente, participar de algum CNPJ, poderá facilmente reverter o bloqueio através do portal.
A funcionalidade “Meus Clientes – Profissional Contábil” também oferece vantagens significativas para contadores. Agora, é mais fácil visualizar todas as Pessoas Jurídicas vinculadas ao CNPJ de um profissional, além de permitir a renúncia a vínculos com empresas cuja prestação de serviço foi encerrada ou envolvida em situações fraudulentas.
Como Acessar?
Para proteger seu CPF, acesse o link: [Receita Federal](https://servicos.receitafederal.gov.br), selecione a opção “Proteger meu CPF” e faça o login com sua conta no [GOV.BR](http://GOV.BR). Para contadores, a visualização de vínculos e renúncias pode ser feita através do [Portal Redesim](https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim).
Com essas inovações, a Receita Federal fortalece a proteção dos pequenos negócios, oferecendo ferramentas essenciais para um ambiente empresarial mais seguro. Não deixe de aproveitar essas funcionalidades!
Fonte: Agência Sebrae
Soluções para o seu Negócio!
Ivan Sena
@senaconsulroeiacontatbil
(11)9 1338-3984
Comments